quarta-feira, 18 de junho de 2008

Os 4 P´s do Marketing Politíco

Os 4 P´s do Candidato

Produto
No marketing, o produto é mais que um bem ou uma ideia. É algo que pode ser mostrado a um mercado para apreciação, compra, usufruto ou utilização para satisfazer um desejo ou uma necessidade. O valor do produto está na capacidade deste de satisfazer as necessidades em causa, ou seja, as pessoas não pensam apenas no produto por si, mas também na satisfação que este oferece.
No marketing politico, o produto é o candidato. Ele precisa de vender a sua imagem ao eleitor. Através das mais variadas pesquisas, o candidato molda o seu perfil ao que melhor se adapta ao seu target.


Preço
O preço é o valor a pagar para possuir um bem ou serviço. A determinação do preço está condicionada pelas mais variadas variantes externas. É sempre necessário ter em conta o factor lucro e a devida justificação de preço. O preço está constantemente a ser observado exaustivamente pelo público em geral.
No marketing político, o preço são as propostas que o candidato oferece. Estas necessitam ser minuciosamente estudadas para serem apreciadas e aceites pelo eleitor. Todas as propostas deverão fazer sentido e estar devidamente articuladas entre elas. A competitividade é um factor chave, e nesse âmbito, o candidato deverá possuir os melhores argumentos de modo a ultrapassar toda a sua concorrência.


Distribuição
A distribuição é desenvolvida com o objectivo do produto ou serviço esteja disponível nas quantidades apropriadas nos lugares e momentos certos. Este factor visa toda a actividade de condução do produto ou serviço do fabricante até ao consumidor final, ou seja, todos os caminhos que este irá percorrer até ao seu destino final.
No marketing político a distribuição é feita através dos meios de comunicação em geral e todos os outros meios que façam reflectir a imagem do candidato e as suas propostas ao seu consumidor e potencial consumidor.


Comunicação
A comunicação é a forma como as empresas enviam as suas mensagens sobre os seus bens e serviços. A mensagem pode ser directamente comunicada pelo pessoal de vendas ou indirectamente através de anúncios ou promoções.
Existem as mais variadas formas de comunicar como a promoção de vendas, o merchandising, a publicidade ou as Relações Públicas.
A promoção de vendas consiste no conjunto de incentivos a curto prazo que visa estimular a compra de um produto ou serviço.
A publicidade é veiculada através de meios de comunicação, e faz chegar o produto ou serviço a qualquer lugar seja pela TV, Rádio, Internet, Outdoors, ou outros.
As R.P. são um processo de informação, conhecimento e educação com um fim social. Para tal são utilizadas as mais variadas técnicas para conseguir a boa vontade e a cooperação das pessoas das quais uma entidade trata ou depende. São utilizadas como meio de memorizar uma imagem institucional, divulgação de utilização ou outro tipo de informação. As R.P. são também utilizadas para melhorar o relacionamento com os mais diversos targets. São usados para promover produtos, pessoas, locais, ideias, actividades, organizações entre outros como a esfera política.
O merchandising é o conjunto de técnicas com o objectivo de despertar e acelerar o desejo de compra aos consumidores. O merchandising assume um papel decisivo de ligação entre o desejo e a compra, pois se o produto não tiver bem exposto e localizado, todo o esforço promocional poderá ficar comprometido.
No marketing político, a comunicação varia entre acções sociais feitas pelo candidato como a visita a bairros sociais, hospitais e escolas, ou outras que possam incentivar o eleitor a escolher o candidato em detrimento de outro, assim como a transmissão de todas essas acções e informação através da comunicação, R.P. ou o merchandising.
Instrumentos de comunicação
· Base de dados;
· Veículos com som;
· Cartazes;
· Estudos e pesquisas;
· Veículos;
· Faixas;
· Kit´s promocionais;
· Festas e eventos;
· Jingles Musicais e outros;
· Telemarketing;
· Comité móvel;
· Página e Blog de Internet;
· Autocolantes;
· Jornal;
· Reuniões Comunitárias;
· Campanha domiciliária;
· Bandeiras;
· Rádio e TV;
· Comícios;
· Campanha de rua e privada;
· Panfletos;
· Marketing Directo;
· E-mailing.
Todo o planeamento financeiro deverá ser efectuado a pensar no budget disponível e as ferramentas a utilizar na campanha. Uns mais baratos, outros mais caros, uns mais eficazes, outros nem por isso, tudo deverá ser devidamente escolhido mediante o tom de campanha, o target a atingir, o mediatismo e grandeza de campanha, o espaço físico e temporal, entre outros factores.

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