sábado, 14 de junho de 2008

O marketing político - uma introdução

O assunto “marketing político” nos dias de hoje, está a ganhar cada vez mais relevância nas vitórias dos candidatos.
No mercado tradicional, é impossível um produto ou serviço vingar sem a delineação da sua estratégia de marketing, o mesmo acontece na política, em que é fulcral haver uma correcta definição a nível de valores, imagem, e todas as envolventes que rodeiam toda a máquina da política, tudo com o objectivo de chegar ao voto, ou seja a fidelização.
Um ponto importante de todo este sistema, é que a dita imagem não pode ser apenas trabalhada em época de eleições, mas deverá sim ser algo dinâmico, sem ser forçado, e intemporal, ou seja, para começar a pensar em dar um passo à frente, será necessário pensar fazê-lo dois passos atrás.
Pode-se então considerar que o marketing político consiste na formação de uma imagem a longo prazo. Pode ser requerido por políticos ou pessoas que se queiram projectar publicamente.
Enquanto o marketing político é algo que deverá ser projectado a longo prazo, já o marketing eleitoral apenas funciona a curto prazo.
No marketing político, todas as estratégias são montadas num ambiente real, vivo, existente, e não em algo criado para os fins. Através da utilização de algumas ferramentas como por exemplo os estudos de mercado, é possível saber concretamente os desejos, as necessidades, valores e expectativas dos eleitores, podendo assim o candidato desenvolver mais incisivamente os seus passos, havendo uma margem de erro muito menor.
Paralelamente também deverá ser tida em conta toda uma pesquisa informativa referente ao tamanho do mercado eleitoral e a sua segmentação, os padrões históricos de voto no local, a opinião dos eleitores sobre alguns assuntos importantes e posições assumidas. Após o levantamento de toda esta informação será possível começar a delinear o conteúdo base da mensagem do candidato.
O marketing político será então “saber identificar, processar e gerar demandas na sociedade, torná-las suas bandeiras de campanha, e fazer com que os eleitores identifiquem em seu candidato tudo isso” (G. Torquato).

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