quinta-feira, 19 de junho de 2008

As Relações Publicas

As R.P.são um instrumento fundamental de qualquer campanha de marketing político e eleitoral, assim sendo, de modo a esclarecer o que é isto das R.P., e para quem pensava que eram os rapazitos e as raparigas da mini saia na discoteca, enganem-se...



“Relações públicas são um conjunto de actividades desenvolvidas por um grupo com o objectivo de estabelecer boas relações entre os membros desse mesmo grupo e entre os diferentes sectores da opinião pública”
Associação Francesa de relações públicas

Apesar da actividade das relações públicas existir desde as origens da humanidade, o seu conceito só surgiu em meados do sec XX com Ivy Lee. O crescimento económico, a exapansão do comércio e da indústria estão relacionados com o seu aparecimento.

As relações públicas não se prendem apenas com a questão dos eventos e promoção de vendas. Um técnico de relações públicas tem como principal função manter activa toda a comunicação entre a administração ou direccção, o público interno (funcionários) e externo (fornecedores, clientes, investidores, entidades públicas). Investigar e analisar a opinião do público, através de estudos, inquéritos e sondagens é no que consiste o método de trabalho destes profissionais. O seu objectivo fulcral é a manutenção ou a modificação da opinião pública.




Um técnico de relações públicas tem as seguintes funções dentro da empresa:
Gerir e processar a informação;
Recolher e centralizar a informação;
Aconselhar as tomadas de decisão;
Antecipar potenciais reacções;
Estar atento à sociedade e às suas respectivas mudanças;
Informar os vários públicos;
Informar os responsáveis das consequências das informações que são passadas para o público;
Estabelecer uma comunicação constante;
Motivar todo o público interno para o “espírito de grupo”;
Promover e gerir o conceito de imagem;
Informar tentando influenciar;
Recolher o “feedback” do público;
Organizar fluxos de informação.

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