segunda-feira, 16 de junho de 2008

Os 10 mandamentos do marketing político

Segundo Torquato, existem 10 mandamentos do marketing espectáculo a serem adaptados sempre que possível ao marketing politico:
1. Mostrar o candidato no escritório a mostrar que trabalha de mangas arregaçadas;
2. Exibi-lo a abraçar e beijar crianças,
3. Incluir o ‘povo’ a acenar para as cameras, a carregar bandeiras e a repetir o gesto – símbolo da campanha.
4. Focar em grande plano os rostos de idosos, destacando as suas feições enrugadas ou lágrimas (símbolo da situação presente)
5. Filmar os campos verdes e férteis, a colheita de alimentos e rostos satisfeitos (símbolo da situação futura, caso o candidato seja eleito).
6. Gravar as falas do candidato em estúdio de cenário limpo e arrojado (sugerindo que essas características estarão presentes também durante a sua governação).
7. Mudar a sua imagem, incluindo roupas e adereços que mostrem modernidade.
8. Treinar o ‘’discurso contra a desigualdade social’’, que permita a citação de números (mostram o conhecimento da realidade) e a afirmação das obrigatórias promessas populares.
9. Produzir uma versão condensada dos debates televisivos, seleccionando os melhores momentos do candidato e os piores do adversário.
10. ‘’Humanizar’’ o candidato, mostrando a sua biografia ao som de musica envolvente, com cenas de infância e fotos dos pais – com destaque para a mãe.

Sem comentários: